quarta-feira, 18 de maio de 2011

Uma História Inspiradora - Carly


Oi Pessoal Bom Dia,


Estou postando um vídeo de uma garota chamada Carly! Ela é gêmea, e possui o diagnóstico de AUTISMO SEVERO COM RETARDO MENTAL MODERADO. Até os 11 anos de idade era agressiva, não falava, totalmente incomunicável, ou seja, ninguém conseguia adentrar ou melhor entender  o seu mundo. Até que aos 11 anos ela sentou em frente à um computador e seus pais sentaram ao lado dela, e ela digitou a palavra DOR, foi até o banheiro e vomitou. A partir desse dia ela se comunica através da escrita virtual, conta como se sente, escreve coisas que jamais esperaríamos de alguém com esse diagnóstico. É incrível a maneira como ela relata em detalhes o que sente quando bate a cabeça no chão: " É como se a minha cabeça tivesse pegando fogo, eu não consigo controlar". Incrível esse relato dela, pois nos ajuda a entender certos tipos de comportamentos inadequados, e que para nós não passa de birras sem sentido, é como se com esses comportamentos eles quisessem nos dizer algo, pedir ajuda. Muito bom o vídeo parabéns aos produtores, a Carly é sim um grande exemplo que nos mostra que realmente são capazes de coisas grandiosas e que sempre vão nos surpreender com comportamentos não esperados, ou seja, nos ensinam muito. 

Eu que trabalho com um autista nesse nível sei bem como é, ontem mesmo foi aumentada a dose do medicamento e ele estava a ponto de explodir, gritou muito, fez muita birra, ele bateu com a cabeça no chão, mordeu a mão o braço, é o tipo de comportamento que não conseguimos evitar que aconteça, depois disse tudo ele parou sorriu e ficou "bem".É um mistério saber o que se passa na cabeça deles, ou entender o que sentem nessas horas de "surto", eu confesso que fiquei sem saber o que fazer, pois eles não querem ninguém por perto, se chegamos perto nos agridem também, o que fiz foi tentar conter e deixei ele chorar, gritar para liberar todo aquele estresse que estava passando no momento, mas comigo ele nunca tinha apresentado tal comportamento, fiquei um pouco assustada, mas tentei entender o porque de ele ter apresentado tal comportamento. Está sendo um grande desafio, pois ele se fecha em todos os canais de comuniação, e por consequência não consigo ajudá-lo nesse sentido.





quarta-feira, 11 de maio de 2011

Frequência do autismo é subestimada, segundo estudo sul-coreano


Oi pessoal, pesquisando sobre atualidades acerca do autismo, achei de grande valia esta reportagem, mas não reporta ao Brasil e sim à estudos na Coréia do sul e Estados Unidos, em que mostra como cada vez mais crianças estão nascendo autistas! neste países acima citados o número é alto em relação ao nascimento de crianças. Me pergunto o que está acontecendo? Será que é algo relacionado à genética? Ciência? Várias perguntas e nenhuma resposta EXATA! 

Estamos caminhando para que essas crianças consigam ser inseridas na nossa sociedade no sentido de inclusão, pois ainda há muito preconceito, muitos paradigmas a serem quebrados, pois "ainda não nos acostumamos" com o diferente. Bom hoje presenciei uma cena que me deixou muito digamos indignada! Estava no ônibus a caminho do trabalho, quando uma mãe desce como uma criança que parecia ser deficiente física, quando esta estava descendo do ônibus, TODOS, mas TODOS os passageiros do Ônibus param e olham inclusive o cobrador, mas estes olhares parecem ser reprovatórios como: "Coitada dessa mãe", "Coitada dessa criança" pensamentos desse tipo. Falta ainda é amor e aceitação por parte de todos e ver essas crianças não com o rótulo de "deficiente"  e sim como alguém que é capaz de realizar grandes coisas. DIGA SIM A ACEITAÇÃO E INCLUSÃO.




A frequência do autismo é subestimada, revela um estudo realizado na Coreia do Sul e publicado nesta segunda-feira nos Estados Unidos, baseado, pela primeira vez, em mostra representativa do conjunto da população infantil escolarizada de um país.
Segundo a pesquisa, uma criança em cada 38 sofre desse fenômeno patológico na Coreia do Sul. Nos Estados Unidos, a taxa estimada é de uma criança em 110.
O estudo sul-coreano, publicado no site do "American Journal of Psychiatry", foi realizado por uma equipe internacional de cientistas americanos, canadenses e sul-coreanos. Foram estudadas 55.000 crianças de entre 7 e 12 anos.
"Os resultados fazem pensar que o autismo está subdiagnosticado e que uma detecção rigorosa, assim como estudos baseados em grandes mostras de população poderiam ser necessários para se obter estimativas mais exatas da frequência disso no desenvolvimento", destaca a médica Geraldine Dawson, da organização Autism Speak que financiou parte da pesquisa.
A divergência entre os especialistas sobre as causas e a frequência do autismo se explica pela variação de critérios para estabelecer o diagnóstico, e também porque os estudos epidemiológicos são incompletos, conclui o médico Young-Shin Kim, do Centro de investigação sobre a Criança, da Universidade de Yale.
O autismo é uma patologia, produto de anomalia neurológica durante o período de desenvolvimento do cérebro, com origem não determinada.

Fonte: http://biomed-atual.blogspot.com/2011/05/frequencia-do-autismo-e-subestimada.html

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Lista de Filmes sobre autistas.

Oi Pessoal Bom Dia,


Como eu adoro CINEMA, FILMES, resolvi postar uma lista de filmes que tratam do assunto autismo, são filmes realmente muito bons e esclarecedores e mostramm como se diferem os casos, cada um tem seu jeito de ser, agir, ou seja, sua subjetividade, Torno a repetir UM AUTISTA NÃO É IGUAL AO OUTRO! Apresentam alguns comportamentos estereotipados, mas divergem na sua essência! Já postei o resumo de alguns filmes: Um amigo inesperado e Temple Grandin! Com esses dois filmes já nota-se a grande divergência que há no comportamento das crianças!  

A medida que eu for assistindo os filmes vou postando o resumo.

Espero que gostem.




Rain Man

Um jovem Yuppie (Tom Cruise) fica sabendo que seu pai faleceu. Eles nunca se deram bem e não se viam há vários anos, mas ele vai ao enterro e quando vai cuidar do testamento fica sabendo que herdou um Buick 1949 e as roseiras premiadas do seu pai, sendo que um "beneficiário" tinha herdado três milhões de dólares. Fica curioso em saber quem herdou aquela fortuna e descobre que foi seu irmão (Dustin Hoffman), que ele desconhecia a existência. O irmão dele é autista, mas pode calcular problemas matemáticos complicados com grande velocidade e precisão. O yuppie seqüestra seu irmão autista da instituição onde ele está internado, pois planeja levá-lo para Los Angeles e exigir metade do dinheiro, nem que para isto tenha que ir aos tribunais. É durante uma viagem cheia de pequenos imprevistos que os dois se compreenderão mutuamente e entenderão o significado de serem irmãos. 



Testemunha do silêncio
Não há pistas, nem motivos, nem suspeitos. E a única testemunha ocular sabe que nem tudo poderá ser dito. Ele é uma criança autista de nove anos cujas memórias do brutal massacre dos seus pais estão seladas dentro dele - a não ser que um determinado e carinhoso psicólogo infantil possa acessá-las. Richard Dreyfuss é o psicólogo Jake Rainer em TESTEMUNHA DO SILÊNCIO um poderoso suspense engrandecido por um elenco de primeira (Jeff Craigk, Sixty Second Preview) e impecavelmente dirigido por Bruce Beresford (Conduzindo Miss Daisy). Linda Hamilton, John Lightgow, Liv Tyler, J. T. Walsh juntam-se a Dreyfuss nesse magnético enredo cheio de reviravoltas e surpresas, desde o começo até o seu final.


Meu filho, meu mundo/ son-rise: a miracle of love
Direção: Glenn Jordan
Gênero: drama
País/ano: EUA/ 1979
Sinopse: quando nasceu, raun era um saudável e feliz bebê. com o passar dos meses, seus pais começam a observar que há alguma coisa estranha com ele, sempre com um ar ausente. um dia vem a confirmação do que suspeitavam… raun era autista. decidem então penetrar no mundo da criança, acreditando que somente o milagre do amor poderia salvá


Código para o inferno/ mercury rising
Direção: Harold Becker
Gênero: aventura
País/ano: EUA/ 1998
Duração: 111 min.

Sinopse: art jeffries (bruce willis), um renegado agente do fbi, combate inescrupulosos agentes federais para proteger simon, um garoto autista de 9 anos, que desvendou um “indecifrável” código secreto. ele consegue ler o mercury, um avançado código criptográfico do governo americano, tão facilmente, quanto outros garotos lêem inglês. essa habilidade, torna vulnerável esse código de 1 bilhão de dólares, especialmente se os inimigos do governo descobrirem simon e o capturarem. nick kudrow (alec baldwin), chefe do projeto mercury, ordena que a “ameaça” seja eliminada, sem imaginar que jeffries está envolvido. perseguido por assassinos implacáveis, jeffries logo percebe que não pode confiar em ninguém. agora o tempo está correndo e ele descobre que a única chance de sobreviver é usar a habilidade de simon para levar seus adversários à justiça.

Loucos de amor/ mozart and the whale
Direção: Petter Naess
Gênero: comédia
País/ano: EUA/2005
Duração: 94 minutos

Sinopse: comédia romântica inspirada na vida de duas pessoas com a síndrome de asperger, uma forma de autismo, cujas disfunções emocionais ameaçam sabotar seu recém-iniciado romance. donald é um cara legal, porém um motorista de táxi sem sorte que ama os pássaros e tem uma habilidade fora do comum com os números. como muitos portadores da síndrome, ele gosta de padrões e rotinas. mas quando a bela mas complicada isabelle se junta ao seu grupo de ajuda aos autistas, sua vida - e seu coração - ficam de cabeça para baixo.



Forrest Gump, o contador de histórias/forrest gump
Direção: Robert Zemeckis
Gênero: comédia/drama
País/ano: EUA/1994
Duração: 142 minutos

Sinopse: forrest gump (tom hanks) é um jovem problemático, de qi bem inferior ao resto da população. por conta do acaso, ele participa dos fatos mais importantes da história dos estados unidos em um período de 40 anos.

O enigma das cartas
Quando o marido de Ruth Matthews (Kathleen Turner) morre em uma queda, quando à noite fazia escavações arqueológicas em umas ruínas maias, a caçula do casal, Sally (Asha Menina), reage à morte do pai de maneira muito estranha, pois ao voltar para sua casa não profere uma só palavra. Quando o comportamento de Sally piora, Ruth se vê obrigada a deixar que Jacob T. Beerlander (Tommy Lee Jones), um especialista em crianças autistas, examine sua filha. Jacob tenta tirar Sally da sua desordem mental por métodos tradicionais, mas Ruth tenta de outra maneira, ao reproduzir em grande escala um castelo de cartas que sua filha tinha construído. Por mais estranho que seja, Ruth crê que só assim terá Sally de volta.


Uma criança diferente
Jan Maka era uma criança feliz e cheia de energia - uma criança como outra qualquer. Do dia para a noite, a vida de sua família vira de cabeça para baixo quando se descobre que ele é "diferente": Jan é autista. Como é viver com uma criança afetada por essa desordem neurológica? O contundente curta de Anna Barczewska descreve a luta de todos os pais de crianças com autismo. 


Uma familia especial
Filme muito raro que retrata muito bem o AUTISMO dos 4 filhos desta mãe que encara de forma muito bem humorada as situações difíceis que vive. Dos sete filhos de Maggi, quatro são autistas em maior ou menor grau. Determinada, Maggi empreende então uma surpreendente luta, repleta de momentos mágicos, alegres e tristes, para ajudar seus filhos especiais a ter uma vida feliz. Drama verídico da história de Jackie Jackson. 

Uma  viagem inesperada
Quando Corrine Morgan descobre que seus filhos gêmeos são autistas ela decide proporcionar-lhes uma vida normal, superando os obstáculos impostos por uma sociedade que espera que eles se tornem reféns da doença.

Um certo olhar
Alex (Alan Rickman) é um taciturno inglês que está no Canadá para se encontrar com a mãe de seu falecido filho. No caminho ele dá carona para Vivienne (Emily Hampshire), jovem que vai visitar a mãe.  Na viagem um caminhão atinge o carro, matando Vivienne. Alex sai então à procura da mãe da jovem. Ao encontrá-la, descobre que ela (Sigourney Weaver) é autista. Linda não tem qualquer reação ao saber da tragédia, mas Alex decide ficar com ela até o funeral. É quando ele conhece Maggie (Carrie-Anne Moss), a vizinha sexy com quem se envolve.


 A  sombra do piano
Franny luta por mais de trinta anos para dar apoio e respeito a Rosetta, sua irmã mais nova, que é autista. Ela acredita que Rosetta tenha uma intensa vida emocional e intelectual escondida sob o seu rosto impassível. O principal obstáculo é a mãe, Regina, uma cantora lírica que abandonou a carreira para se dedicar à família e agora, amarga e ressentida, é obcecada por controle e carente de adulação.

Jogo subterrâneo
Martín (Felipe Camargo) é um pianista que criou para si próprio um jogo, que tem como objetivo encontrar a mulher de sua vida. Sempre que entra em um vagão do metrô ele escolhe uma mulher que o atraia e passa a torcer que ela siga o mesmo caminho que ele. Apenas caso isto ocorra ele pode tentar se aproximar dela. Em meio a suas várias tentativas frustradas, Martín conhece algumas pessoas que mudam sua vida: Tânia (Daniela Escobar), uma mulher que se apaixona por ele e tem uma filha autista (Thávyne Ferrari), e Laura (Júlia Lemmertz), uma escritora cega. Seguindo seu jogo Martín conhece Ana (Maria Luísa Mendonça), que o atrai de tal forma que faz com que ele abandone as regras que ele próprio criou. Ana inicia então um romance com Martín, que se baseia em mistérios que um mantém para o outro. 

The black balloon 
Quando Thomas (Rhys Wakefield) e sua família mudam-se para uma nova casa ele tem de começar em uma nova vida, nova escola, tudo que ele quer é que continue a normalidade de sua vida.
Quando sua mãe fica grávida (Toni Collette) seu pai Simon (Erik Thomson) o coloca para cuidar de seu irmão mais velho Charlie, que é autista (Lucas Ford). Thomas com a ajuda de sua nova namorada Jackie (Gemma Ward) enfrenta o seu maior desafio de sua vida (cuidar de seu irmão). Charlie faz com que Thomas percorra uma viagem emocional que provoca frustrações e angústias pela situação de seu irmão, em uma história que é engraçada, chocante e, por fim, emocionante..
The Black Balloon é uma história sobre a descoberta do amor e aceitação de sua família. 




Um amigo inesperado
Kyle Gram é um menino frágil que sofre de autismo. Seus pais fazem de tudo para tentar se comunicar com ele, até que um cachorro chamado Thomas consegue criar uma relação com o menino que o ajudará a escapar do seu silêncio.



Música do Coração
"Músicas do Coração" conta a emocionante e comovente história sobre a relação entre uma professora de música e sua aluna. Uma mulher judia ortodoxa e uma garota palestina cegaautista e com um incrível dom para o piano clássico. Durante dezoito anos, pelo menos duas vezes por semana, em meio aos altos e baixos do processo de paz, Devorah deu aulas de piano para Rasha. Apesar de cega e autista, e grata pelo apoio e direção dado por Devorah, Rasha é capaz não só de interpretar complicadas partituras musicais, mas também compor suas próprias músicas - um extraordinário talento para alguém com suas deficiências.



sexta-feira, 6 de maio de 2011

Dez Coisas que toda Criança com AUTISMO gostaria que você soubesse

Oi Pessoal Bom Dia,

Achei de Suma relevância esse post, pois explica de uma forma resumida como o autista se sente perante ao mundo à sua volta e como é difícil para ele ter essa compreensão acerca do que não é compreendido.

Temos que ter um olhar mais "CLÍNICO" quando se trata de autismo, ou seja, enxergar muito mais além do que parece, muito mais além do que comportamentos inadequados, choros, gritos, chiliques, pois é muito difícil para o autista ter a compreensão das coisas como nós temos! São muito mais perceptíveis, visuais não entendem a nossa linguagem por completo, só algumas palavras. Por isso a importância da inclusão em escolas e principalmente na sociedade, porque infelizmente ainda Há o preconceito e não aceitação de pessoas com autismo ou qualquer outra deficiência seja ela física ou mental.



1) Antes de tudo eu sou uma criança.

Eu tenho autismo. Eu não sou somente "Autista". O meu autismo é só um aspecto do meu caráter. Não me define como pessoa. Você é uma pessoa com pensamentos, sentimentos e talentos. Ou você é somente gordo, magro, alto, baixo, míope. Talvez estas sejam algumas coisas que eu perceba quando conhecer você, mas isso não é necessariamente o que você é. Sendo um adulto, você tem algum controle de como se auto-define. Se quer excluir uma característica, pode se expressar de maneira diferente. Sendo criança eu ainda estou descobrindo. Nem você ou eu podemos saber do que eu sou capaz. Definir-me somente por uma característica, acaba-se correndo o risco de manter expectativas que serão pequenas para mim. E se eu sinto que você acha que não posso fazer algo, a minha resposta naturalmente será: Para que tentar?

2)A minha percepção sensorial é desordenada.

Interação sensorial pode ser o aspecto mais difícil para se compreender o autismo. Quer dizer que sentidos ordinários como audição, olfato, paladar, toque, sensações que passam desapercebidas no seu dia a dia podem ser doloridas para mim. O ambiente em que eu vivo pode ser hostil para mim. Eu posso parecer distraído ou em outro planeta, mas eu só estou tentando me defender. Vou explicar o porquê uma simples ida ao mercado pode ser um inferno para mim: a minha audição pode ser muito sensível. Muitas pessoas podem estar falando ao mesmo tempo, música, anúncios, barulho da caixa registradora, celulares tocando, crianças chorando, pessoas tossindo, luzes fluorescentes. O meu cérebro não pode assimilar todas estas informações, provocando em mim uma perda de controle. O meu olfato pode ser muito sensível. O peixe que está à venda na peixaria não está fresco. A pessoa que está perto pode não ter tomado banho hoje. O bebê ao lado pode estar com uma fralda suja. O chão pode ter sido limpo com amônia. Eu não consigo separar os cheiros e começo a passar mal. Porque o meu sentido principal é o visual. Então, a visão pode ser o primeiro sentido a ser super-estimulado. A luz fluorescente não é somente muito brilhante, ela pisca e pode fazer um barulho. O quarto parece pulsar e isso machuca os meus olhos. Esta pulsação da luz cobre tudo e distorce o que estou vendo. O espaço parece estar sempre mudando. Eu vejo um brilho na janela, são muitas coisas para que eu consiga me concentrar. O ventilador, as pessoas andando de um lado para o outro... Tudo isso afeta os meus sentidos e agora eu não sei onde o meu corpo está neste espaço.

3) Por favor, lembre de distinguir entre não poder (eu não quero fazer) e eu não posso (eu não consigo fazer)
Receber e expressar a linguagem e vocabulário pode ser muito difícil para mim. Não é que eu não escute as frases. É que eu não te compreendo. Quando você me chama do outro lado do quarto, isto é o que eu escuto "BBBFFFZZZZSWERSRTDSRDTYFDYT João". Ao invés disso, venha falar comigo diretamente com um vocabulário simples: "João, por favor, coloque o seu livro na estante. Está na hora de almoçar". Isso me diz o que você quer que eu faça e o que vai acontecer depois. Assim é mais fácil para compreender.

4) Eu sou um "pensador concreto" (CONCRETE THINKER). O meu pensamento é concreto, não consigo fazer abstrações.

Eu interpreto muito pouco o sentido oculto das palavras. É muito confuso para mim quando você diz "não enche o saco", quando o que você quer dizer é "não me aborreça". Não diga que "isso é moleza, é mamão com açúcar" quando não há nenhum a mamão com açúcar por perto e o que você quer dizer é que isso e algo fácil de fazer. Gírias, piadas, duplas intenções, paráfrases, indiretas, sarcasmo eu não compreendo.

5)Por favor, tenha paciência com o meu vocabulário limitado.

Dizer o que eu preciso é muito difícil para mim, quando não sei as palavras para descrever o que sinto. Posso estar com fome, frustrado, com medo e confuso, mas agora estas palavras estão além da minha capacidade, do que eu possa expressar. Por isso, preste atenção na linguagem do meu corpo (retração, agitação ou outros sinais de que algo está errado).
Por um outro lado, posso parecer como um pequeno professor ou um artista de cinema dizendo palavras acima da minha capacidade na minha idade. Na verdade, são palavras que eu memorizei do mundo ao meu redor para compensar a minha deficiência na linguagem. Por que eu sei exatamente o que é esperado de mim como resposta quando alguém fala comigo. As palavras difíceis que de vez em quando falo podem vir de livros, TV, ou até mesmo serem palavras de outras pessoas. Isto é chamado de ECOLALIA. Não preciso compreender o contexto das palavras que estou usando. Eu só sei que devo dizer alguma coisa.

6)Eu sou muito orientado visualmente porque a linguagem é muito difícil para mim.

Por favor, me mostre como fazer alguma coisa ao invés de simplesmente me dizer. E, por favor, esteja preparado para me mostrar muitas vezes. Repetições consistentes me ajudam a aprender. Um esquema visual me ajuda durante o dia-a-dia. Alivia-me do stress de ter que lembrar o que vai acontecer. Ajuda-me a ter uma transição mais fácil entre uma atividade e outra. Ajuda-me a controlar o tempo, as minhas atividades e alcançar as suas expectativas. Eu não vou perder a necessidade de ter um esquema visual por estar crescendo. Mas o meu nível de representação pode mudar. Antes que eu possa ler, preciso de um esquema visual com fotografias ou desenhos simples. Com o meu crescimento, uma combinação de palavras e fotos pode ajudar mais tarde a conhecer as palavras.

7)Por favor, preste atenção e diga o que eu posso fazer ao invés de só dizer o que eu não posso fazer.
Como qualquer outro ser humano não posso aprender em um ambiente onde sempre me sinta inútil, que há algo errado comigo e que preciso de "CONSERTO". Para que tentar fazer alguma coisa nova quando sei que vou ser criticado? Construtivamente ou não é uma coisa que vou evitar. Procure o meu potencial e você vai encontrar muitos! Terei mais que uma maneira para fazer as coisas.

8)Por favor, me ajude com interações sociais.

Pode parecer que não quero brincar com as outras crianças no parque, mas algumas vezes simplesmente não sei como começar uma conversa ou entrar na brincadeira. Se você pode encorajar outras crianças a me convidarem a jogar futebol ou brincar com carrinhos, talvez eu fique muito feliz por ser incluído. Eu sou melhor em brincadeiras que tenham atividades com estrutura começo-meio-fim. Não sei como "LER" expressão facial, linguagem corporal ou emoções de outras pessoas. Agradeço se você me ensinar como devo responder socialmente. Exemplo: Se eu rir quando Sandra cair do escorregador não é que eu ache engraçado. É que eu não sei como agir socialmente. Ensine-me a dizer: "você esta bem?".

9)Tente encontrar o que provoca a minha perda de controle.

Perda de controle, "chilique", birra, mal-criação, escândalo, como você quiser chamar, eles são mais horríveis para mim do que para você. Eles acontecem porque um ou mais dos meus sentidos foi estimulado ao extremo. Se você conseguir descobrir o que causa a minha perda de controle, isso poderá ser prevenido - ou até evitado. Mantenha um diário de horas, lugares pessoas e atividades. Você encontrar uma seqüência pode parecer difícil no começo, mas, com certeza, vai conseguir. Tente lembrar que todo comportamento é uma forma de comunicação. Isso dirá a você o que as minhas palavras não podem dizer: como eu sinto o meu ambiente e o que está acontecendo dentro dele.

10)Se você é um membro da família me ame sem nenhuma condição.

Elimine pensamentos como "Se ele pelo menos pudesse…" ou "Porque ele não pode…" Você não conseguiu atender a todas as expectativas que os seus pais tinham para você e você não gostaria de ser sempre lembrado disso. Eu não escolhi ser autista. Mas lembre-se que isto está acontecendo comigo e não com você. Sem a sua ajuda a minha chance de alcançar uma vida adulta digna será pequena. Com o seu suporte e guia, a possibilidade é maior do que você pensa. Eu prometo: EU VALHO A PENA.
E, finalmente três palavras mágicas: Paciência, Paciência, Paciência. Ajuda a ver o meu autismo como uma habilidade diferente e não uma desabilidade. Olhe por cima do que você acha que seja uma limitação e veja o presente que o autismo me deu. Talvez seja verdade que eu não seja bom no contato olho no olho e conversas, mas você notou que eu não minto, roubo em jogos, fofoco com as colegas de classe ou julgo outras pessoas? É verdade que eu não vou ser um Ronaldinho "Fenômeno" do futebol. Mas, com a minha capacidade de prestar atenção e de concentração no que me interessa, eu posso ser o próximo Einstein, Mozart ou Van Gogh. Eles também tinham autismo, uma possível resposta para alzaheim o enigma da vida extraterrestre -
O que o futuro tem guardado para crianças autistas como eu, está no próprio futuro. Tudo que eu posso ser não vai acontecer sem você sendo a minha Base. Pense sobre estas "regras" sociais e se elas não fazem sentido para mim, deixe de lado. Seja o meu protetor seja o meu amigo e nós vamos ver ate onde eu posso ir.

CONTO COM VOCÊ!!!


Fonte: http://www.autimismo.com.br/

terça-feira, 3 de maio de 2011

Curso TEACH à Distância

Bom Dia Pessoal,

A rede UNIAPAE estará oferecendo um curso de 40 horas sobre o TEACCH.
Professora Adriana Bueno e Maria E.

As tutoras são a Andréia L C e as profissionais  Juliana C (coordenadora pedagógica do CEDAP), Marcela de A (psicóloga) e Juliana R (fonoaudióloga).

O curso é a distância com todo apoio das ferramentas que estes cursos exigem!

Veja a programação do CURSO no site:

http://cursos.uniapae.org.br/cursonovo/product.php?id_product=34

As vagas são limitadas!


Quem possuir interesse em cursar vale a pena! 


Tem uma postagem que eu fiz sobre o método TEACH.






Abraço.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Reportagem - Falsa Psicóloga é PRESA!

Oi Pessoal Bom Dia,


É com tristeza e revolta que posto essa reportagem: Falsa Psicóloga que atuava à 12 anos com terapia com crianças AUTISTAS é presa! A farsa somente foi descoberta, pois o pai de uma das crianças pediu o número do registro para declarar o imposto de renda e ela forneceu número de registro de outra psicóloga.

Um alerta aos pais: MUITO MAS MUITO CUIDADO! Verifiquem o número do registro junto ao CRP para evitar que pessoas assim exerçam falsamente a profissão de Psicólogos.

É uma total falta de respeito com os profissionais da Psicologia que estudam 5 anos em uma faculdade para sim conseguir atuar na área escolhida, fora os cursos, pós graduação e assim vai. Com certeza o lugar dela é na CADEIA, cometer tamanha imprudência não só com a comunidade da Psicologia, mas com os pais e as crianças enganados por essa USURPADORA! É DE SUMA IMPORTÂNCIA DENÚNCIAS COMO ESTA PARA QUE NÃO MAIS PESSOAS NÃO CAPACITADAS ATENDAM SEM A DEVIDA INDONEIDADE!!


Presa falsa psicóloga que atendia crianças autistas






Rio - Uma mulher que exercia ilegalmente a atividade de psicóloga foi presa, na última quarta-feira, por policiais da Delegacia do Consumidor (Decon). Beatriz Coelho Cunha atendia em uma clínica na Rua Sorocaba 682, em Botafogo, que pertencia a ela e ao marido.

De acordo com o delegado titular da especializada, Maurício de Almeida e Silva, a falsa psicóloga realizava tratamento para crianças autistas. As investigações começaram há dois meses quando os pais de um dos pacientes registraram ocorrência na unidade, dizendo que, depois de oito meses de tratamento, pediram um recibo com o número do registro da suposta psicóloga para o imposto de renda.

Ao verificarem o número no Conselho Regional de Psicologia, eles foram informados que o cadastro estava cancelado e foram até a clínica novamente perguntar o que havia acontecido. Beatriz alegou que verificaria o erro e forneceu outro número que, quando consultado, era de outra psicóloga e pertencia ao Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.

Ainda segundo o delegado, para sustentar a farsa, a criminosa contratava profissionais da área para realizarem palestras para os pais das crianças, sobre o assunto. Ela atendia cerca de 20 crianças por dia. Cada hora da consulta custava R$ 80, sendo calculado que o lucro mensal era de R$ 6 mil. Estima-se que 60 crianças estivessem matriculadas na clínica.

Para confirmar a ilegalidade, os policiais se disfarçaram de clientes durante dois meses, monitorando o trabalho da falsa psicóloga. A Vigilância Sanitária também foi ao local para interditá-lo, já que ele não era apropriado para o tipo de tratamento.

Beatriz foi autuada por estelionato e exercício ilegal da profissão.


Fonte: http://g1.globo.com/videos/rio-de-janeiro/v/falsa-psicologa-e-presa-em-clinica-particular-em-botafogo/1495889/#/Todos os v%C3%ADdeos/page/1

http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2011/4/presa_falsa_psicologa_que_atendia_criancas_autistas_160826.html