sábado, 13 de outubro de 2012

Curso Método TEACCH - EAD (10/12)


Oi Pessoal,

Boa Tarde, para quem possui interesse em fazer o curso do TEACCH, este site está oferecendo à distância, vale a pena.




Maiores informações:

botao informacoes
Valor - R$ 150,00

Carga horária – 40 Horas

Inscrições: até 19/10 (vagas limitadas, garanta a sua)

Data de realização: 29/10 a 02/12/2012

Público Alvo - profissionais que atuam com alunos com transtorno do espectro autista de 3 a 14 anos e interessados em geral.

Objetivo - Com conteúdo disponibilizado pela Apae de Pirassununga/SP, tem como objetivo capacitar os participantes do curso para compreender o funcionamento das crianças com autismo, atualizar conceitos com relação ao diagnóstico condutual e seus efeitos sobre a aprendizagem; oferecer informações sobre o modelo TEACCH apresentado estratégias para as adequações curriculares necessárias dentro do proposto para cada nível de ensino/faixa etária.

Metodologia - leitura de textos, aplicação de questionários, indicação de filmes, realização de atividades práticas, participação em fóruns, chats e avaliação.

botao prof

    Maria Elisa Granchi Fonseca
    Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com especialização em Didática do Ensino Superior pela FEAP-SP. Especialização em Arteterapia pelo Núcleo de Arte e Educação de São José dos Campos/SP. Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos/SP. Formação no Programa TEACCH pela University of North Carolina – Charlotte – USA.  É coordenadora geral do CEDAP – Centro de Estudos e Desenvolvimento do Autismo e Patologias Associadas da APAE de Pirassununga/SP desde 1993 onde desenvolve programas de intervenção condutual e psicopedagógica para alunos com autismo.  Consultora na área da Educação Especial nas áreas de diagnóstico comportamental, levantamento de habilidades, programação escolar e currículo. Supervisora de atendimentos á autistas nas APAEs. Professora universitária em cursos de Pós Graduação em Educação Inclusiva e Arteterapia.

    Juliana de Cássia Baptistella Ciola
    Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e São José do Rio Pardo/SP. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais/SP. Especialização em Psicopedagogia pela UNIFIAN/SP e Especialização em Educação Especial pelo Centro Universitário Claretiano de Rio Claro/SP. É coordenadora pedagógica do CEDAP – Centro de Estudos e Desenvolvimento do Autismo e Patologias Associadas da APAE de Pirassununga/SP onde atua diretamente com planejamento, ajustes curriculares no modelo TEACCH para alunos com autismo, avaliação e orientação ás APAEs.

    botao conteudo

      MÓDULO I 10 horas - Caracterizando a clientela

      Unidade 01 –  Autismo (histórico, definição, características, diagnóstico (M-CHAT,  CARS, DSM – IV TR  e CID 10) – leitura do texto I: “Transtorno do Espectro Autista”; leitura do texto II “Identificação precoce dos transtornos do autismo”;   indicação de filmes; fórum de discussão dos textos  I e II; tarefa prática: observação de um caso para levantamento dos sinais.
      Unidade 02 - Aprendizagem e autismo - texto III “Autismo e estilos de aprendizagem”, fórum de discussão e atividade (questionário).

      MÓDULO II – 20 horas – O modelo  TEACCH

      Unidade 03 – O modelo TEACCH (histórico, princípios,   fundamentação básica, objetivos, teorias subjacentes; desmitificando o assunto) – leitura de texto IV “O programa TEACCH” e discussão dos itens para análise,  participação no fórum.
      Unidade 04 –  Método de Ensino, elaboração de atividades e critérios para a confecção de materiais; conhecendo os  níveis de trabalho (nível I, nível II, nível III e nível IV)  – leitura do texto V “Elaborando tarefas na perspectiva TEACCH”; discussão no fórum; atividade prática confecção de tarefas e aplicação com crianças com autismo; envio de relatório das atividades.

      MÓDULO III – 10 horas – Adequações curriculares para o trabalho com autistas

      Unidade 05  Currículo Escolar; Objetivos educacionais (educação infantil e ensino fundamental), leitura do texto VI “Conversando sobre objetivos educacionais”; discussão no fórum e chat e atividade (questionário com análise crítica).
      Unidade 06 – Adequando tarefas com apoio de estruturas visualmente mediadas; leitura do texto VII “Compreendendo o uso da estrutura na elaboração de materiais”.  Atividade avaliativa: elaboração de tarefas estruturadas a partir de um material de origem.

      Vagas esgotando!!

      Maiores informações: secretariauniapae@apaebrasil.org.br

      Congresso Sobre Autismo - Belo Horizonte


      Oi Pessoal,

      Estava pesquisando sobre Congresso de autismo e encontrei esse que será em maio de 2013. Muito interessante, para quem gosta e puder ir, já da para ir se organizando!

      A ABENEPI visa a construção de um espaço de aprendizagem, inclusive virtual, para fomentar a educação para todos. Acreditamos que, levando a informação que os especialistas construiram para a sociedade, criaremos um espaço novo em nosso país para todos os jovens.
      A IDÉIA
      Utilizar de conhecimentos multidisciplinares e testar sua validade em pesquisas clínicas. 
      Transferir o conhecimento adquirido nessa investigação clínica paa a prática médica 
      Melhorar os serviços de saúde, programando pesquisas sobre eventos, sua eficácia e custo-efetividade.


      A Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (ABENEPI), foi fundada na cidade de São Paulo. Com mais de 40 anos de existência, é um entidade de caráter científico, sem fins econômicos e de duração indeterminada. Considerada como uma das Associações mais antigas do Brasil. Tem por objetivos congregar todos os profissionais de diferentes especialidades. Profissionais que trabalham as questões de desenvolvimento da infância, da adolescência e da atenção à família. Também objetiva representar todos os profissionais que trabalham as questões de saúde e educação na infância e adolescência no país.

      TEMAS PRINCIPAIS DO CONGRESSO

      • TDAH
      • Autismo
      • Transtornos de Aprendizagem



      Site:

      terça-feira, 2 de outubro de 2012

      Visita ao AMA - São Paulo

      Oi Pessoal,

      O Post hoje é sobre minha visita técnica da Faculdade ao AMA - SP!!! Posso dizer que foi MARAVILHOSO, pude conhecer o trabalho dos profissionais, as crianças, as atividades e com certeza foi de grande valia para a minha formação, pois agora mais do que nunca tenho certeza da minha escolha profissional!

      O AMA foi fundado pela Ana Maria que é mãe de uma menina autista e pela necessidade de uma estrutura que recebesse de forma receptiva a sua filha é que o AMA surgiu, no início era pequeno e contava com poucas crianças, agora conta com filiais espalhadas em todo o Brasil, auxiliando e ajudando as crianças no desenvolvimento de suas habilidades sociais. 

      O Ama é dividido em dois prédios. O primeiro conta com uma estrutura que atende crianças com até 5 anos, dividido em salas com atividades diferentes.
      Já no segundo a estrutura atende crianças com mais de 10 anos, em que são divididos por salas de acordo com seu grau.

      No AMA eles utilizam o método TEACH que consiste no uso de imagens para a interpretação e internalização da consigna que eles necessitam naquele momento, e para se situarem em suas tarefas. 

      Utilizam o Método ABA e Sonrise para trabalhar o comportamento das crianças (TODOS ESTES MÉTODOS EU JÁ FIZ POSTAGEM SOBRE).

      No AMA as crianças aprendem a cozinhar, a lavar a sua roupa, ou seja, tornam elas mais independentes. 

      Indico o AMA para os pais e profissionais que queiram aprimorar os seus conhecimentos, pois é um estrutura completa e conta com uma equipe qualificada e especializada para determinadas funções. 

      O AMA atende crianças com transtorno Global do Desenvolvimento, ou seja, Autistas, Aspeger, Savant, não recebe outro tipo de síndrome ou transtorno.

      Logo abaixo as fotos de nossa visita: