quinta-feira, 14 de junho de 2012

Autismo o Musical

Oi Pessoal,

Depois de muito tempo, estou com um novo post. Assisti ontem um Excelente documentário: Autismo o Musical.
A diretora Tricia Regan, adotou o Neal de 2 anos um garotinho Russo bem simpático, mas com 3 anos de idade começou a apresentar comportamentos agressivos, parou de falar, não olhava mais nos olhos, enfim recebeu o diagnóstico de Autismo aos 3 anos de idade. Então sua a mãe a Diretora Tricia criou o Projeto Milagre em que ela por 6 meses convive com 22 crianças autistas e ao longo desse tempo, eles ensaiam, cantam, interpretam, convivem uns com o outros e de uma maneira sutil as crianças criam um laço entre elas, formam um grupo, se entendem, se ajudam.
O documentário Enfatiza a vida de 5 crianças, todas com graus de autismo dicotômicos, como é a sua vida na escola, como é para família aceitar o diagnóstico. É LINDO!

Eu achei de Grande Valia este projeto, pois nos mostra o quanto essas crianças tem a nos ensinar, porém ainda há muitos paradigmas e preconceitos a serem quebrados com relação ao autismo, pois existem vários graus, uns falam, outros não, uns são amorosos, outros não, há uma certa dicotomia entre eles, mas ainda é um mistério! Sou apaixonada pelo autismo e com toda a certeza acho sim que são muito mais capazes do que achamos e julgamos, basta serem estimuladas e ter o apoio da família!

Este é Henry:


Henry é Aspeger, adora contar histórias sobre dinossauros, astronautas, é hiperativo e muito amigo.

Este é Neal e sua Mãe:


Neal é o autista Clássico, Não fala, apresenta movimentos repetitivos, não consegue controlar as suas emoções, principalmente a raiva, a sua terapeuta conseguiu uma forma de comunicação com ele, através de um Tablet ele escreve o que está sentindo, escreveu que gostaria de sua mãe perto dele no palco.

Este é Wyatt:


Muito simpático, ele odeia valentões, diz sofrer muito com eles, pois por ser "diferente" sofre Bullyng na escola.

Este é Adam:


Adam também é Aspeger, adora tocar Violina, toca SUPER BEM, porém na escola as crianças não o aceitam muito bem, apresenta comportamentos repetitivos e rotineiros.

Esta é Lexi


Lexi é muito simpática adora cantar, sua mãe desde o diagnóstico a leva ao teatro, pois ali consegue ser ela mesma, sem olhares de reprovação, na escola a ensinam a ser dona de casa e a atravessar a rua, pois não acreditam no seu potencial.

Todas essas crianças são especiais e com toda a certeza muito a nos ensinar.




Título Original:

Austim: The Musical

Sinopse
Henry, filho de Stephen Stills (do Crosby, Stills e Nash), refere-se ao mundo através de um conhecimento quase enciclopédico de dinossauros. Lexy Quatorze anos de idade, à beira da adolescência, tem um novo interesse nos meninos. Wyatt, precocemente verbal e aterrorizada por bullies, tem uma paixão por orquídeas. Adão aprendeu sozinho a tocar gaita blues, antes que ele dos dois anos, e atualmente tem levado o violoncelo. Além de seus interesses e atividades, todas essas crianças também têm alguma forma de autismo.
O documentário de Tricia Regan segue cinco famílias diferentes, participantes do Projeto Miracle (um programa de teatro criado especificamente para crianças com necessidades especiais), seus filhos escrevem e realizam sua própria produção musical. 

3 comentários:

Mãe de autista - Aceitação e amor para a cura disse...

Oi, Também adorei seu blog. Que bom saber que existem pessoas interessadas em ajudar nesta luta. Parabéns!!!
Um grande abraço!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
thatianaguerra disse...

Eu não tenho filho altista mais tenho amigos que tem e acho eles muito especiais,estou me formando em Serviço social e quero se Deus quiser trabalhar com essas familias.Assisti o programa na Hbo e amei como vocês trabalham com essas crianças,fiquei emocionada com o teatro que eles apresentaram é inacreditável á capacidades deles !!!!

Postar um comentário