quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Os 5 MELHORES aplicativos do iPad, iPod e iPhone para autistas.

Oi Pessoal,


É de grande valia esta reportagem sobre os aplicativos desses eletrônicos para a evolução do autista, pois possuem inúmeras funções, como soletrar as palavras, ou seja, é ótimo aplicativo para autistas não verbais, pois ele consegue dizer o que deseja no momento através do aparelho. Tem também o dispositivo que a criança selecionar as suas preferências e em seguida o aparelho apresenta a frase ao seu ouvinte. É de suma importância os dispositivos que estão sendo apresentados junto com estes aparelhos eletrônicos, pois é uma importante ferramenta para ajudar na comunicação, ou seja, as necessidades reais do usuário são mostradas na tela e com isso facilita a comunicação e evita comportamentos indesejados causados pela falta de comunicação. Parabéns aos que tiveram essa brilhante idéia, porque a demanda está muito grande e o déficit de ferramentas de comunicação também é muito grande.
Não pensem em golpe publicitário ou algo parecido, realmente são ferramentas que ajudam na evolução de indivíduos com autismo ou outras síndromes que afetam o desenvolvimento.

Vale a pena ler a reportagem até o final. 

Os 5 melhores aplicativos do iPad, iPod e iPhone para autistas



Os professores e reabilitadores estão usando iPads (não sabe o que é? clica aqui!) como uma ferramenta para alcançar as crianças com Autismo ou Síndrome de Asperger e os resultados são grandes.
As crianças autistas estão mostrando melhora depois de jogar alguns aplicativos de exercícios do IPad, iPods e iPhones… (acredito que a forma de interação e o hardware facilita o interesse de usar).
Para aqueles que não sabem, o Autismo é uma disfunção que afeta a maneira como a pessoa se comunica e se relaciona com outras pessoas. Os autistas geralmente apresentam prejuízos importantes em três áreas: interação socialcomunicação e comportamento (interesses restritos e comportamentos repetitivos). 1 em cada 160 crianças com autismo tem duas vezes mais condições como: fibrose cística, paralisia cerebral, surdez ou cegueira na infância e é dez vezes susceptível à leucemia infantil.
Abaixo está a lista dos 10 melhores aplicativos iPad para Autismo:
Proloquo2Go – Este aplicativo fornece uma solução de comunicação “aumentada” e alternativa para crianças autistas que têm dificuldade em falar.
Ele possui a vocalização de textos, símbolos,  conjugações automática, um vocabulário padrão e muito mais. O Proloquo2Go é considerado como uma boa alternativa contra a compra de um dispositivo de comunicação alternativa caro. Professores e pais recomendam esse aplicativo para crianças e adultos com autismo, paralisia cerebral, síndrome de Down, deficiência de desenvolvimento, apraxia, asperger, acidente vascular cerebral ou traumatismo crânio-encefálico. O peço?? $ 189,99.
Grace – O Grace ajuda crianças com autismo e com outras condições que interferem na habilidade de se comunicar. Essa ajuda ocorre através da construção de frases a partir de imagens relevantes para formar frases.
Você pode personalizar o aplicativo usando imagens e o vocabulário da sua escolha. O aplicativo funciona em tempo real e permite ao usuário selecionar suas preferências e depois (no iPhone), girar o dispositivo para apresentar a frase de tamanho para o ouvinte – que vai lê-lo e responder ao seu pedido. Atualmente, você pode ter até oito cartões em uma sentença, e os cartões são grandes o suficiente no IPad a ponto de não precisar de uma exibição em tela cheia.
A beleza do Grace é uma das características que garante a interação do usuário com o ouvinte e a compreensão das necessidades reais do usuário, ajudando a aumentar as oportunidades de comunicação e a construir a confiança. O iPhone app Grace foi desenhado por Domican Lisa, mãe de dois filhos autistas, na Irlanda. Grace para iPhone e iPad está disponível para $ 37,99 (esse é mais em conta. #confesso).
iCommunicate para IPAD – Se o seu filho sofre de autismo ou déficits visuais então este app é para você. Ele permite que você crie fotos, flashcards, storyboards, rotinas, horários e informações audio-visuais personalizadas em qualquer idioma.
iCommunicate para IPad vem embalado com mais de 100 fotos (5 primeiras têm audio) para você começar. Você pode até mesmo adicionar fotos com sua câmera ou usar a pesquisa de imagens do Google. iCommunicate IPad para iPhone e está disponível em apenas 29,99 dólares.
Sobre esse aplicativo um dos usuários disse:
“Seu filho com autismo precisa ter um! Tenho uma série de aplicativos baixados no meu Ipad para meu filho autista, e o iCommunicate é de longe a mais útil e fácil de usar. Meu filho tem apenas 26 meses de idade, ele ainda é capaz de desfrutar do programa. É tão versátil que podemos obter uma imagem do Google e tudo que ele tem a fazer é tocar a imagem e ele é recompensado com uma música!”
First Then Visual Schedule – O aplicativo permite que você crie listas de pistas visuais que fornecem suporte ao comportamento através do uso de imagens que mostram acontecimentos diários (ou seja, rotina matinal), ou passos necessários para completar uma atividade específica (isto é, usar o banheiro).
Esse aplicativo  é único na medida em que é completamente personalizável as necessidades individuais de cada usuário. Os usuários podem adicionar gravações de voz pessoal e imagens diretamente de seu computador ou iPhone para criar uma agenda. Essa personalização permite horários a serem criados e atualizados.
Extremamente útil para indivíduos com atrasos de desenvolvimento, com problema de comunicação ou qualquer outra condição que se beneficie de um ambiente estruturado. Esse aplicativo está disponível na App Store por US $ 9,99. Ele é oferecido em Inglês, e é compatível com iPhone e iPod Touch.
iConverse – É um aplicativo do iPhone e iPod touch que funciona como um sistema de comunicação por troca de figuras (PECS) projetado especificamente para autistas e pessoas com outras deficiências de comunicação.
O iConverse vem embalado com imagens de comunicação que representam as necessidades mais básicas de uma pessoa. Quando ativado pelo toque, os ícones fornecem uma representação auditiva e visual da necessidade específica ou do que você quiser. Você pode até criar suas próprias imagens ou gravar sua própria voz! O iConverse app para iPhone e iPad está disponível por US $ 9,99.
Não sei vocês, mas eu #Amei….

iPad ajuda no tratamento de criança autista com terapia audiovisual (vídeo)

17/06/10
Publicado por iMark em 17 de junho de 2010 às 11:03

Para quem falava que o iPad não iria servir para nada, que seria somente um irmão maior do iPod touch, agora vão ter que rever os seus conceitos com relação à este gadget da maçã.
Escrevo isto porque o que você vai ver abaixo, interessa muito para quem tem filhos autistas, conhece alguém que tem esta síndrome ou se interessa por este assunto.
Ao ver este post publicado pelo blog iPadevice, confesso que fiquei feliz em ler que eles estavam dando atenção para este assunto e depois fiquei muito mais feliz ainda após assistir os vídeos também publicados.
Digo isto porque sou pai de um filho autista, e é raro ver matérias que abordam este assunto ainda mais em blogs e sites de tecnologia.

Confira a experiência que foi contada por Shannon, mãe de uma criança autista chamada Leo, ela começa dizendo que após adquirir um iPad, o gadget mudou radicalmente sua vida e de seu filho, no modo de interagir.
Leo usa o iPad com apps que utilizam programas visuais que o ajudam na tarefa de soletração, e interage com alguns aplicativos que foram especialmente projetados e desenvolvidos para crianças autistas.
Com aplicativos que utilizam muitos sons e cores, primordiais para trabalhos terapêuticos com crianças autistas, o vídeo acima demonstrou que o aplicativo que tem instalado no iPad de Leo, chamou a sua atenção e sua mãe Shannon diz que encontrou no iPad, uma grande ferramenta que ajuda a criança a trabalhar com esta incrível síndrome.
Shannon escreveu ainda, que ela mantém uma lista de aplicativos que podem ser útil tanto para crianças, como para adultos que sofrem no modo de interagir com outras pessoas, principal 

1 comentários:

Ana Leite disse...

Oi Vanessa, fico feliz que tenha gostado do post do reabilitacaocognitiva.org e que ele esteja aqui no seu blog. =)

Postar um comentário