OI Pessoal,
Curso Oferecido pelo Universo Autista!! Para quem tem interesse em participar segue as informações:
Propostas
de Adaptações Curriculares e organização da rotina escolar
Fundamentação
TEACCH
Profissionais envolvidos com alunos com autismo carecem
de informações sobre como realizar as adaptações curriculares,
como selecionar e aplicar os procedimentos de ensino e como
incluí-las na rede regular.
Esse curso pretende propor as adaptações curriculares e a
rotina escolar para o aluno com autismo. Toda a proposta segundo as
particularidades de um pensamento concreto, oferecendo as
alternativas de trabalho, para uma inclusão de sucesso.
Dia:
10/03/2012
Valor
individual
R$110,00
Objetivo
geral:
Apresentar
adaptações
curriculares
gerais
para
o
aluno
autista
incluso
na
rede
regular
de
ensino
nos
segmentos
EI
e
EF
(primeiro
segmento).
Objetivos
específicos
e
conteúdo:
(abordaremos
no
curso)
- Desenvolvimento cognitivo - Definições, conceitos e exemplos que sustentam a abordagem psicopedagógica sob o foco cognitivo. As funções cognitivas básicas.
- Avaliação do aluno autista sob o foco cognitivo - análise do aluno, do meio e das tarefas. Adaptação do material avaliativo. Exemplos de atividades estruturadas.
- O desenvolvimento da linguagem típico e as correspondências com o aluno autista - o sistema linguístico. Exemplo de atividades estruturadas
- Desenvolvimento da leitura e as correspondências com o aluno autista - estratégias de leitura, rotas de leitura. Decodificação X Compreensão. A hiperlexia. Exemplo de atividades estruturadas.
- O desenvolvimento da compreensão dos números e a correspondência com o aluno com autismo - Sequência, contagem, correspondência biunívoca, aritmética básica. Exemplo de atividades estruturadas
- Apresentar as possibilidades de inclusão pela Sala de Recursos - stratégias do trabalho em parceria, formação do professor especialista, adaptações do material pedagógico.
- * Desenvolvimento e uso de ferramentas para uma mente visual em situações de ensino: materiais, suportes diretivos e organizadores- criando materiais de trabalho.
- Como estabelecer o melhor contexto de aprendizagem
- Como usar estas ferramentas visuais a favor da aprendizagem
- Criação das ferramentas visuais para facilitar a aprendizagem e os processos de reconhecimento e interpretação da criança autista
- Registro de comportamentos
- Apresentação de vídeos
PALESTRANTE:
Caroline
Sianlian
Kwee
-
Registro
7264
CRFa.RJ
Fonoaudióloga
(UVA/RJ);
Psicopedagoga
(PUC/RJ);
Especialista
no
TEACCH
Program
(UNC/USA);
Mestre
em
Fonoaudiologia
(UVA/RJ);
Diretora
Geral
do
CRADD;
Consultora
em
Educação
Especial/Autismo
(SME/Volta
Redonda/RJ)
Professora
do
curso
de
Graduação
em
Licenciatura
em
Pedagogia
(IAVM/UCAM/RJ);
Professora
do
curso
de
Pós-Graduação
em
Psicopedagogia
e
Educação
Infantil
(IAVM/UCAM/RJ).
0 comentários:
Postar um comentário