domingo, 12 de fevereiro de 2012

Curso de fundamentação Método TEACCH


OI Pessoal,


Curso Oferecido pelo Universo Autista!! Para quem tem interesse em participar segue as informações: 

Propostas de Adaptações Curriculares e organização da rotina escolar
Fundamentação TEACCH
Profissionais envolvidos com alunos com autismo carecem  de informações sobre como realizar as adaptações curriculares, como selecionar e aplicar os procedimentos de ensino e como incluí-las na rede regular.
Esse curso pretende propor as adaptações curriculares e a rotina escolar para o aluno com autismo. Toda a proposta segundo as particularidades de um pensamento concreto, oferecendo as alternativas de trabalho, para uma inclusão de sucesso.

Dia: 10/03/2012 Valor individual R$110,00
Objetivo geral: Apresentar adaptações curriculares gerais para o aluno autista incluso na rede regular de ensino nos segmentos EI e EF (primeiro segmento).
Objetivos específicos e conteúdo: (abordaremos no curso)


  1. Desenvolvimento cognitivo - Definições, conceitos e exemplos que sustentam a abordagem psicopedagógica sob o foco cognitivo. As funções cognitivas básicas.


  1. Avaliação do aluno autista sob o foco cognitivo - análise do aluno, do meio e das tarefas. Adaptação do material avaliativo. Exemplos de atividades estruturadas.


  1. O desenvolvimento da linguagem típico e as correspondências com o aluno autista - o sistema linguístico. Exemplo de atividades estruturadas


  1. Desenvolvimento da leitura e as correspondências com o aluno autista - estratégias de leitura, rotas de leitura. Decodificação X Compreensão. A hiperlexia. Exemplo de atividades estruturadas.


  1. O desenvolvimento da compreensão dos números e a correspondência com o aluno com autismo - Sequência, contagem, correspondência biunívoca, aritmética básica. Exemplo de atividades estruturadas

  1. Apresentar as possibilidades de inclusão pela Sala de Recursos - stratégias do trabalho em parceria, formação do professor especialista, adaptações do material pedagógico.


  1. * Desenvolvimento e uso de ferramentas para uma mente visual em situações de ensino: materiais, suportes diretivos e organizadores- criando materiais de trabalho.


  1. Como estabelecer o melhor contexto de aprendizagem


  1. Como usar estas ferramentas visuais a favor da aprendizagem


  1. Criação das ferramentas visuais para facilitar a aprendizagem e os processos de reconhecimento e interpretação da criança autista


  1. Registro de comportamentos


  1. Apresentação de vídeos
PALESTRANTE: Caroline Sianlian Kwee - Registro  7264 CRFa.RJ
Fonoaudióloga (UVA/RJ); Psicopedagoga (PUC/RJ); Especialista no TEACCH Program (UNC/USA); Mestre em Fonoaudiologia (UVA/RJ); Diretora Geral do CRADD; Consultora em Educação Especial/Autismo (SME/Volta Redonda/RJ)
Professora do curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia (IAVM/UCAM/RJ); Professora do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia e Educação Infantil (IAVM/UCAM/RJ).

0 comentários:

Postar um comentário