quinta-feira, 14 de junho de 2012

Autismo o Musical

Oi Pessoal,

Depois de muito tempo, estou com um novo post. Assisti ontem um Excelente documentário: Autismo o Musical.
A diretora Tricia Regan, adotou o Neal de 2 anos um garotinho Russo bem simpático, mas com 3 anos de idade começou a apresentar comportamentos agressivos, parou de falar, não olhava mais nos olhos, enfim recebeu o diagnóstico de Autismo aos 3 anos de idade. Então sua a mãe a Diretora Tricia criou o Projeto Milagre em que ela por 6 meses convive com 22 crianças autistas e ao longo desse tempo, eles ensaiam, cantam, interpretam, convivem uns com o outros e de uma maneira sutil as crianças criam um laço entre elas, formam um grupo, se entendem, se ajudam.
O documentário Enfatiza a vida de 5 crianças, todas com graus de autismo dicotômicos, como é a sua vida na escola, como é para família aceitar o diagnóstico. É LINDO!

Eu achei de Grande Valia este projeto, pois nos mostra o quanto essas crianças tem a nos ensinar, porém ainda há muitos paradigmas e preconceitos a serem quebrados com relação ao autismo, pois existem vários graus, uns falam, outros não, uns são amorosos, outros não, há uma certa dicotomia entre eles, mas ainda é um mistério! Sou apaixonada pelo autismo e com toda a certeza acho sim que são muito mais capazes do que achamos e julgamos, basta serem estimuladas e ter o apoio da família!

Este é Henry:


Henry é Aspeger, adora contar histórias sobre dinossauros, astronautas, é hiperativo e muito amigo.

Este é Neal e sua Mãe:


Neal é o autista Clássico, Não fala, apresenta movimentos repetitivos, não consegue controlar as suas emoções, principalmente a raiva, a sua terapeuta conseguiu uma forma de comunicação com ele, através de um Tablet ele escreve o que está sentindo, escreveu que gostaria de sua mãe perto dele no palco.

Este é Wyatt:


Muito simpático, ele odeia valentões, diz sofrer muito com eles, pois por ser "diferente" sofre Bullyng na escola.

Este é Adam:


Adam também é Aspeger, adora tocar Violina, toca SUPER BEM, porém na escola as crianças não o aceitam muito bem, apresenta comportamentos repetitivos e rotineiros.

Esta é Lexi


Lexi é muito simpática adora cantar, sua mãe desde o diagnóstico a leva ao teatro, pois ali consegue ser ela mesma, sem olhares de reprovação, na escola a ensinam a ser dona de casa e a atravessar a rua, pois não acreditam no seu potencial.

Todas essas crianças são especiais e com toda a certeza muito a nos ensinar.




Título Original:

Austim: The Musical

Sinopse
Henry, filho de Stephen Stills (do Crosby, Stills e Nash), refere-se ao mundo através de um conhecimento quase enciclopédico de dinossauros. Lexy Quatorze anos de idade, à beira da adolescência, tem um novo interesse nos meninos. Wyatt, precocemente verbal e aterrorizada por bullies, tem uma paixão por orquídeas. Adão aprendeu sozinho a tocar gaita blues, antes que ele dos dois anos, e atualmente tem levado o violoncelo. Além de seus interesses e atividades, todas essas crianças também têm alguma forma de autismo.
O documentário de Tricia Regan segue cinco famílias diferentes, participantes do Projeto Miracle (um programa de teatro criado especificamente para crianças com necessidades especiais), seus filhos escrevem e realizam sua própria produção musical.