quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Idade materna e paterna ligada ao autismo

Oi Pessoal,

Novo post sobre uma pesquisa realizada no Texas, em que os pesquisadores afirmam que mãe com uma idade mais avançada tem mais probabilidade de ter filhos autistas.

É de Grande Valia ressaltar a importância de pesquisas como esta, pois cada vez mais os pesquisadores tentam encontrar respostas para as causas do autismo, que na verdade até hoje não se tem uma causa específica, mas sim uma junção de vários fatores. É muito interessante acompanhar estas pesquisas, para tentar entender a origem.

Segue a pesquisa. A Página foi traduzida por isso há alguns erros de concordância.

ScienceDaily (10 de fevereiro de 2012) - O avanço da idade materna e paterna são conjuntamente associadas com ter um filho com autismo, de acordo com um estudo recentemente publicado conduzido por pesquisadores da Universidade do Texas Health Science Center em Houston (UTHealth).

Os pesquisadores compararam 68 mulheres de idade e sexo pareados, caso-controle de pares de suas pesquisas na Jamaica, onde UTHealth tem vindo a estudar o autismo, em colaboração com a Universidade das Índias Ocidentais, Campus Mona, Kingston, Jamaica.
"Isso deve colocar para descansar discrepâncias em estudos anteriores que mostram que a idade materna apenas ou apenas a idade paterna estão ligados a ter um filho com autismo", disse Mohammad Hossein Rahbar, Ph.D., investigador principal e professor de epidemiologia e bioestatística na Universidade of Texas School of Public Health, que faz parte de UTHealth.

"Nossos resultados revelaram que a idade do pai e da mãe são conjuntamente associados com o autismo em seus filhos", disse Rahbar, que também é diretor da Bioestatística, Epidemiologia e Pesquisa em Design componente (BERD), do Centro de Ciências da clínica e de translação (CCTs) em UTHealth.


No estudo, os pesquisadores descobriram que as mães que tiveram filhos com autismo eram em média 6,5 ​​anos mais velhos do que as mulheres que não tiveram uma criança com autismo. 

A diferença de idade correspondente para os pais foi de 5,9 anos.

Em estudos anteriores, Rahbar disse que por causa dos modelos estatísticos utilizados, era difícil avaliar a idade materna e fraterna como fatores de risco comuns, um problema chamado de multicolinearidade. Ele era capaz de usar modelos estatísticos mais complexos para evitar o problema.


Transtornos do Espectro do Autismo (ASD) são distúrbios complexos, desenvolvimento neurológico e comportamental caracterizado por deficiências na interação social e comunicação e repetitivos, por vezes, comportamentos obsessivos. De acordo com os Centers for Disease Control and Prevention (CDC), uma estimativa conservadora é que um em cada 100 crianças tem um ASD.

A pesquisa foi publicada este mês no Journal of Disorders Autismo e Desenvolvimento. Os dados do estudo foram coletados no UWI e utilizado um banco de dados criado pelo co-autor Maureen Samms-Vaughan, MD, Ph.D., professor de saúde da criança em UWI e investigador principal do subcontrato UWI. Financiamento para a pesquisa é fornecido pelo Eunice Kennedy Shriver National Institute of Child Health e Human Development (NICHD) e pelo National Institutes of Health Fogarty International Center (NIH / FIC). Suporte adicional veio das CCTs, que é em grande parte financiados pelo NIH Nacional Centro de Pesquisa de Recursos (NCRR) Centros de Ciências da clínica e de translação.Co-autores de UTHealth são Katherine A. Loveland, Ph.D.; Eric Boerwinkle, Ph.D.; Deborah A. Pearson, PhD;. Janeiro Bressler, Ph.D.; Megan L. Grove-Gaona; Zhongxue Chen; Manouchehr Ardjomand-Hessabi, e Bloom Kari. Co-autores de UWI são Sydonnie Shakespeare-Pellington e Compton Beecher.


Fonte: http://www.sciencedaily.com/releases/2012/02/120210133439.htm

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Curso de fundamentação Método TEACCH


OI Pessoal,


Curso Oferecido pelo Universo Autista!! Para quem tem interesse em participar segue as informações: 

Propostas de Adaptações Curriculares e organização da rotina escolar
Fundamentação TEACCH
Profissionais envolvidos com alunos com autismo carecem  de informações sobre como realizar as adaptações curriculares, como selecionar e aplicar os procedimentos de ensino e como incluí-las na rede regular.
Esse curso pretende propor as adaptações curriculares e a rotina escolar para o aluno com autismo. Toda a proposta segundo as particularidades de um pensamento concreto, oferecendo as alternativas de trabalho, para uma inclusão de sucesso.

Dia: 10/03/2012 Valor individual R$110,00
Objetivo geral: Apresentar adaptações curriculares gerais para o aluno autista incluso na rede regular de ensino nos segmentos EI e EF (primeiro segmento).
Objetivos específicos e conteúdo: (abordaremos no curso)


  1. Desenvolvimento cognitivo - Definições, conceitos e exemplos que sustentam a abordagem psicopedagógica sob o foco cognitivo. As funções cognitivas básicas.


  1. Avaliação do aluno autista sob o foco cognitivo - análise do aluno, do meio e das tarefas. Adaptação do material avaliativo. Exemplos de atividades estruturadas.


  1. O desenvolvimento da linguagem típico e as correspondências com o aluno autista - o sistema linguístico. Exemplo de atividades estruturadas


  1. Desenvolvimento da leitura e as correspondências com o aluno autista - estratégias de leitura, rotas de leitura. Decodificação X Compreensão. A hiperlexia. Exemplo de atividades estruturadas.


  1. O desenvolvimento da compreensão dos números e a correspondência com o aluno com autismo - Sequência, contagem, correspondência biunívoca, aritmética básica. Exemplo de atividades estruturadas

  1. Apresentar as possibilidades de inclusão pela Sala de Recursos - stratégias do trabalho em parceria, formação do professor especialista, adaptações do material pedagógico.


  1. * Desenvolvimento e uso de ferramentas para uma mente visual em situações de ensino: materiais, suportes diretivos e organizadores- criando materiais de trabalho.


  1. Como estabelecer o melhor contexto de aprendizagem


  1. Como usar estas ferramentas visuais a favor da aprendizagem


  1. Criação das ferramentas visuais para facilitar a aprendizagem e os processos de reconhecimento e interpretação da criança autista


  1. Registro de comportamentos


  1. Apresentação de vídeos
PALESTRANTE: Caroline Sianlian Kwee - Registro  7264 CRFa.RJ
Fonoaudióloga (UVA/RJ); Psicopedagoga (PUC/RJ); Especialista no TEACCH Program (UNC/USA); Mestre em Fonoaudiologia (UVA/RJ); Diretora Geral do CRADD; Consultora em Educação Especial/Autismo (SME/Volta Redonda/RJ)
Professora do curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia (IAVM/UCAM/RJ); Professora do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia e Educação Infantil (IAVM/UCAM/RJ).

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Calendário de Cursos AMA 2012

Oi Pessoal Bom Dia,

Segue Programação do AMA de São Paulo de cursos para o ano de 2012.


Para mais informações acesse:

www.ama.org.br ou pelo telefone: 11 3376-4400