domingo, 4 de setembro de 2011

II CURSO INTERNACIONAL DE TRATAMENTOS BIOMÉDICOS PARA AUTISMO E OUTROS TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO

OI Pessoal,

É de grande valia postar que vamos ter mais um congresso sobre autismo e outros transtornos do desenvolvimento. Vale ressaltar que é um congresso biomédico, ou seja, tem como público alvo médicos e nutricionistas, mas acho de suma importância para psicólogos, pedagogos e fonoaudiólogos, para que possamos estar em contato com os avanços da medicina a respeito do tema.

CONGRESSO DE AUTISMO 2012 - DIAS 13 E 14 DE ABRIL

II CURSO INTERNACIONAL DE TRATAMENTOS BIOMÉDICOS PARA AUTISMOE OUTROS TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO: 

UM EVENTO EXCLUSIVO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE







Quem tiver interesse esse é o site:

http://www.congressodeautismo.com.br/

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Autismo Não verbal


Oi Pessoal,


Hoje estou postando sobre o autismo e a fala, ou seja, a criança autista que não se comunica através das palavras. Partindo do pressuposto de que o autismo e um síndrome de disfunção global que afeta o comportamento, pode-se concluir que se uma criança não tem a necessidade da fala, ela simplesmente não o faz! É de grande valia ressaltar que algumas crianças não desenvolvem a fala e assim permanecem, já outras não falam porque não querem, ou seja, não acham necessário falar, pois se a presença de outras a "incomoda' imagine então FALAR, ter que se comunicar ser invadido em seu "mundo", então a comunicação vem através de gestos, figuras, linguagem corporal! 



Espero que gostem é uma postagem curtinha, mas achei de grande valia. 



Razões para um atraso na fala, linguagem e comunicação em uma criança com autismo


As crianças com autismo muitas vezes não consegue se comunicar usando discurso ou qualquer outro tipo de linguagem, por exemplo, olho-contato, mão gestos, linguagem corporal.

Se uma criança não deseja se comunicar intencionalmente (um traço de ASDs) não irão explorar a sua capacidade de vocalise, aprender novos sons ou ouvir a língua falada em torno deles.

Isso irá, em última instância, um atraso na sua língua. Sem esse meio de comunicação, a criança vai ter dificuldade de se expressar.

Isto leva muitas vezes à frustração para a criança.

Uma criança com autismo pode não ver qualquer razão para se comunicar com outras pessoas.
Sem um motivo não há maneira de comunicar ou não necessidade de comunicar.
Uma criança com autismo também pode retirar-se de situações que exigem comunicação, limitando as suas oportunidades de se comunicar.
Sem oportunidades não pode haver um desenvolvimento na comunicação.

O diagrama seguinte explica a complexidade do modo como as pessoas utilizam a comunicação e salienta as limitações do que uma criança não aderir ao modelo.





Referẽncia: